Política de Privacidade
Somos a IDEATORE COMUNICAÇÃO E PROPAGANDA LTDA., inscrita no CNPJ/MF sob o nº 06.995.599/0001-27, com sede na Avenida Dr. Celso Charuri, 6391, 2º andar, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil (“Ideatore”), agência de comunicação que atende a diversas empresas e marcas prestando serviços de marketing junto a clientes nacionais e internacionais.
Dados pessoais são muito importantes para nossas atividades, mas é ainda mais importante para nós mantê-los seguros e tratá-los de modo adequado e legal. Por isso, mantemos um compromisso sério com a com a privacidade e a proteção de dados pessoais, em conformidade com a Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – “LGPD”) e outras disposições legais que possam ser aplicáveis.
Esta Política de Privacidade (“Política”) tem por objetivo prestar informações transparentes sobre o tratamento de dados pessoais realizado pela Ideatore, então vamos começar com algumas definições importantes:
- Dados pessoais: são todas as informações relacionadas a uma pessoa natural identificada ou identificável
- Titular: qualquer pessoa natural
- Tratamento de dados pessoais: toda operação realizada com dados pessoais, como coleta, armazenamento, utilização, compartilhamento, dentre outras.
1) QUEM CUIDA DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS NA IDEATORE?
Todos nós! A proteção de dados pessoais foi incorporada em nossos processos e toda a equipe tem responsabilidades. Além disso, temos um Encarregado de Proteção de Dados Pessoais (DPO), que é o Rodrigo Benetti, responsável pela nossa gestão de privacidade e proteção de dados pessoais e que pode ser contatado pelo e-mail rodrigo@ideatore.com.br ou pelo telefone +55 (16) 3877- 6480.
2) QUAIS SÃO OS DADOS PESSOAIS TRATADOS PELA IDEATORE?
Tendo em vista nosso perfil de atividades (comunicação e marketing), coletamos e tratamos dados pessoais tanto no âmbito de nossas atividades internas e administrativas (como qualquer outra empresa), como na prestação de serviços aos nossos clientes. Por isso, a Ideatore poderá atuar, em algumas hipóteses, como um agente de tratamento qualificado como controladora de dados (no relacionamento com nossos colaboradores, fornecedores e clientes, por exemplo) ou como operadora de dados, em nome e sob instruções de um controlador (o que acontece especialmente em nossas atividades de comunicação e marketing executadas em prol de nossos clientes).
Na execução de nossas atividades internas e de gestão, tratamos dados pessoais de nossos colaboradores e equipe, de nossos clientes (pessoas físicas ou representantes, prepostos, sócios de pessoa jurídica), de nossos fornecedores e prestadores de serviços (pessoas físicas, ou representantes, prepostos, sócios de pessoa jurídica) ou de outros terceiros que tenham relacionamento conosco. Esses dados podem compreender dados cadastrais (como nome, RG, CPF, endereço), dados bancários, telefone, e-mail comercial ou pessoal, endereço, data de nascimento, cargo/função, informações de saúde (de nossos colaboradores), identificadores de redes sociais, dentre outros.
Por meio do nosso site, também podemos coletar e tratar dados pessoais dos usuários, como dados relativos à navegação (dados coletados por meio de cookies ou outras tecnologias, incluindo IP, data e hora de acesso, localização geográfica e páginas visitadas, dados sobre o dispositivo de acesso).
No nosso site, também podemos coletar dados que sejam preenchidos pelos usuários nos formulários que disponibilizamos.
- Pelo formulário “Contato”, coletamos dados como nome, empresa, função, telefone, e-mail e mensagem, necessários para viabilizar o atendimento do interessado que nos contatou.
- Já o formulário “Vem pro time” coleta dados pessoais relevantes para o início do nosso processo de contratação de equipe, como nome, e-mail, telefone, cidade, perfil de rede social profissional, link para portfólio, experiência profissional e outras informações que possam estar contidas nos currículos enviados.
- No “Formulário para solicitações de exercício de direitos dos titulares de dados pessoais”, coletamos as informações necessárias à validação da identidade do titular para possibilitar o atendimento, com segurança, dos requerimentos de direitos a nós formulados. Não utilizaremos essas informações para nenhuma outra finalidade além do registro do pedido e seu atendimento.
Os dados pessoais tratados pela Ideatore sempre terão uma justificativa e necessidade para o tratamento, podendo ser utilizados para as seguintes finalidades:
- Prestação de nossos serviços de comunicação e marketing em favor de nossos clientes e sob suas orientações;
- Desenvolvimento de nossas atividades internas de natureza administrativa e organizacional, em diversos âmbitos (contábil, financeiro, fiscal, recursos humanos, dentre outros);
- Contratação de parceiros, fornecedores e prestadores de serviços em prol de nossas atividades;
- Cumprimento de obrigações legais, regulatórias e contratuais relacionadas às nossas atividades;
- Exercício regular de nossos direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;
- Gestão das contratações para nossa equipe;
- Marketing da própria Ideatore, com o direcionamento de conteúdos e publicidade para promoção e fomento de nossas atividades;
- Contato com os usuários do nosso site para responder suas dúvidas e enviar comunicados sobre suas solicitações;
- Entendimento sobre o comportamento de navegação no nosso site, buscando aprimorar a experiência dos nossos usuários (analytics).
Além disso, para a prestação de nossos serviços de comunicação e marketing, também realizaremos tratamento de dados pessoais, porém, nesse caso, a Ideatore atuará como operadora para os fins legais. Esses dados podem compreender dados de leads (potenciais interessados em produtos e serviços de nossos clientes), de clientes dos nossos clientes, de colaboradores, sócios ou prepostos dos clientes e ainda de terceiros ou outros profissionais que tenham relacionamento diretamente com nossos clientes. Os dados pessoais tratados nessas hipóteses poderão ser compartilhados conosco diretamente pelos nossos clientes ou ainda coletados pela própria Ideatore, sempre em nome e benefício de nossos clientes, abrangendo dados que poderão variar conforme os objetivos das campanhas. Nesses casos, considerando nossa atuação como operadores de dados, atenderemos estritamente às instruções de nossos clientes com relação ao uso dos dados pessoais e às nossas obrigações contratuais.
3) COM QUEM A IDEATORE COMPARTILHA DADOS PESSOAIS?
Para prestarmos nossos serviços, contamos com o apoio de outras empresas para auxiliar em nossas operações e, para tanto, pode ser que precisemos compartilhar dados pessoais necessários à execução de determinadas atividades, nos seguintes casos:
- Parceiros e prestadores de serviços relacionados às nossas atividades de comunicação e marketing prestadas em prol de clientes, tais como gráficas, fornecedores de brindes e outros, softwares e plataformas cloud, plataformas de gestão de CRM, plataformas de disparo de e-mails, dentre outros serviços específicos, sempre em prol e sob as orientações de nossos clientes e com o compartilhamento dos dados estritamente necessários para a prestação do serviço.
- Prestadores de serviços, fornecedores de sistemas informatizados de armazenagem de dados, fornecedores de softwares e plataformas cloud, assessores, contabilidade, instituições financeiras, advogados e outros terceiros, plataformas de gestão de CRM, plataformas de disparo de e-mails, dentre outros serviços específicos, desde que relacionados aos serviços que prestamos e à viabilização e promoção de nosso negócio.
- Autoridades públicas: se estivermos sujeitos a alguma obrigação legal ou regulatória que determine o fornecimento de dados pessoais a uma autoridade, somos obrigados a fazê-lo. Além disso, se um juiz ou uma autoridade com competência legal exigir que a Ideatore compartilhe certos dados pessoais para, por exemplo, conduzir uma investigação ou no âmbito de um processo, também seremos obrigados a compartilhar.
Não compartilharemos dados pessoais com pessoas com as quais não tenhamos um relacionamento, ou quando não houver uma necessidade ou finalidade específica para o compartilhamento ou ainda quando esses terceiros não sejam capazes de nos garantir a proteção e segurança dos dados pessoais.
Garantimos, ainda, que não iremos, em hipótese alguma vender dados pessoais a terceiros, nem mesmo utilizar bases de dados compartilhadas por nossos clientes fora dos termos contratados e de suas orientações.
4) QUANDO A IDEATORE TRANSFERE DADOS PARA OUTROS PAÍSES?
Quando atua como controladora de dados, a Ideatore poderá transferir dados para outros países para fins de armazenamento em nuvem, por exemplo, em servidores localizados no exterior, sempre com grau de proteção de dados adequado ao previsto em lei. No caso de nosso relacionamento com clientes, poderá ocorrer transferência de dados, mas nesse caso, apenas em atenção às orientações e instruções do controlador dos dados.
5) QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS?
A Ideatore, na sua atuação como controladora de dados pessoais, assegura e garante aos titulares de dados pessoais os direitos previstos pelo artigo 18 da LGPD. Dessa forma, o titular pode, de maneira gratuita e a qualquer momento, exercer os seguintes direitos:
- Direito de confirmar a existência de tratamento dos dados e de acessá-los: permissão para que o titular possa verificar se tratamos seus dados pessoais e, caso positivo, requisitar uma cópia dos dados pessoais que tivermos em nossos registros.
- Direito de correção: possibilidade de solicitar a correção dos dados pessoais que mantivermos, caso o titular identifique que estejam incorretos, inexatos ou desatualizados.
- Direito de solicitar anonimização, bloqueio ou eliminação de dados: caso o titular observe que o tratamento dos seus dados ocorreu com o uso de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a legislação, pode solicitar a anonimização (de forma a que eles não possam mais ser relacionados ao titular), o bloqueio (suspendendo temporariamente a possibilidade de tratarmos os dados) ou a sua eliminação (exclusão das informações objeto do pedido, exceto se houver amparo legal que nos autorize a mantê-los).
- Direito à portabilidade: solicitação para encaminhamento dos dados pessoais que tratamos para outro fornecedor de produtos ou serviços a pedido do titular.
- Direito de eliminação de dados tratados com base no consentimento: possibilidade de solicitar a exclusão dos dados pessoais mantidos em nossa base de dados, quando o tratamento desses dados estiver baseado no consentimento do titular. Todos os dados serão excluídos, exceto se houver amparo legal que nos autorize a mantê-los e faremos a devida informação.
- Direito à informação sobre uso compartilhado: informação sobre as entidades com as quais os dados do titular foram compartilhados.
- Direito de não fornecer consentimento: o consentimento, quando necessário, deve ser livre e informado. Portanto, sempre que pedirmos seu consentimento, o titular será livre para negá-lo – ainda que, nesses casos, seja possível que limitemos nossos serviços, e nós informaremos sobre as consequências dessa negativa.
- Direito de revogar o consentimento: o titular tem direito de revogar o consentimento em relação às atividades de tratamento que se baseiam nele. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento já realizado anteriormente. Se o titular retirar o seu consentimento, talvez não possamos fornecer determinados serviços ou executar determinadas atividades, mas iremos avisá-lo quando isso ocorrer.
- Direito de oposição: a lei autoriza o tratamento de dados pessoais mesmo sem o seu consentimento em algumas hipóteses, porém, em caso de descumprimento da legislação aplicável, o titular pode se opor a esse tratamento.
Se Você tiver qualquer solicitação relativa ao exercício de seus direitos como titular de dados pessoais, disponibilizamos um formulário próprio, que facilita a sua solicitação e nos ajuda no seu atendimento acesse aqui. Podemos solicitar uma confirmação de sua identidade (envio de cópia de documento pessoal, dentre outras medidas) para que tenhamos certeza de que você é o titular dos dados pessoais sobre os quais busca o exercício de tais direitos. Caso a solicitação do titular para exercício de direitos eventualmente se refira diretamente a um de nossos clientes, encaminharemos o pedido ao controlador.
6) COMO E POR QUANTO TEMPO OS DADOS SERÃO ARMAZENADOS PELA IDEATORE?
Os dados pessoais tratados pela Ideatore serão utilizados e armazenados durante o tempo necessário para a prestação do serviço ou para que as finalidades elencadas nesta Política sejam atingidas, considerando os direitos dos titulares dos dados e obrigações dos agentes de tratamento.
De modo geral, os dados pessoais serão mantidos pelo período necessário à satisfação da finalidade para os quais foram coletados, a não ser que um período maior de retenção seja exigido ou permitido por legislação de qualquer natureza (fiscal, regulatória, direito do consumidor, civil, trabalhista ou outra), ou ainda para quaisquer propósitos legais e inseridos no legítimo interesse da Ideatore, enquanto ela tiver uma base legal que justifique o tratamento dos dados pessoais. Quando não houver mais uma necessidade de processar os dados pessoais, a Ideatore os eliminará de seus registros ou os tornará anônimos (não permitindo identificar a pessoa natural ao qual estavam vinculados).
Os dados pessoais serão eliminados após o término de seu tratamento e satisfação de suas finalidades, no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a sua conservação pela Ideatore para as seguintes finalidades: cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador, transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos na LGPD ou ainda para uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados.
7) O QUE A IDEATORE FAZ PARA MANTER OS DADOS PESSOAIS SEGUROS?
Na Ideatore nos preocupamos com o atendimento das normas de proteção de dados e garantia da segurança informacional. Por isso, estruturamos um programa interno de compliance (o “IdCompliance”), time composto pelo DPO e por membros de nossa equipe que atuam em prol da conformidade com as normas de proteção de dados de pessoais e segurança, auxiliando na revisão e na busca pela melhoria contínua de nossas práticas e processos.
Empregamos medidas e soluções técnicas e administrativas para garantir a proteção dos dados pessoais que tratamos em nossas atividades. Para mantermos os dados seguros, utilizamos ferramentas físicas, eletrônicas e gerenciais, levando em consideração a natureza dos dados pessoais, o contexto e a finalidade do tratamento e os riscos que eventuais violações gerariam para os direitos e liberdades do titular dos dados coletados e tratados.
Apesar do nosso esforço contínuo pela segurança dos dados, em caso de incidentes de segurança que possam gerar risco ou dano relevante para os titulares, faremos as comunicações necessárias e adotaremos todas as medidas necessárias para reverter ou mitigar os efeitos danosos de um eventual incidente.
8) COOKIES E DADOS DE NAVEGAÇÃO
O site Ideatore faz uso de cookies, que são arquivos de texto enviados pela plataforma ao seu computador e que nele se armazenam, que contêm informações relacionadas à navegação do site. Os cookies são utilizados para determinadas funcionalidades do nosso site, e para aprimorar a experiência de uso, realizar análises de tráfego e direcionar conteúdos e marketing.
Para alterar suas preferências de cookies, disponibilizamos um painel próprio em nossa página inicial, basta acessá-lo e gerenciar os cookies que deseja permitir ou bloquear.
9) NOSSAS RESPONSABILIDADES
A Ideatore tem como responsabilidades realizar o tratamento de dados pessoais com observância de todas as regras, princípios e preceitos das leis aplicáveis, garantindo um tratamento adequado e seguro dos dados pessoais. Todavia, caso a Ideatore, em razão do exercício de atividade de tratamento de dados pessoais, cause algum dano patrimonial, moral, individual ou coletivo, em violação à lei, ela fica obrigada a reparar o titular, nos termos da lei e poderá sofrer sanções pelos órgãos governamentais competentes.
10) ALTERAÇÕES NESTA POLÍTICA
A versão atual desta Política foi formulada e atualizada pela última vez em 8 de julho de 2022.
Podemos modificar e atualizar essa Política a qualquer tempo, principalmente em função da adequação a eventuais alterações feitas em nosso site ou em âmbito legislativo. Recomendamos que você a revise com frequência. Eventuais alterações entrarão em vigor a partir de sua publicação em nosso site e também poderá ser eventualmente enviada a você pelos canais de comunicação que você tenha nos fornecido.